2003-12-05

Como disse?

Ultimamente é frequente ver a minha Mãe a ler os meus livros sobre gravidez. Acho saudável... apraz-me a ideia de proporcionar ao bebé uma avó moderna e por dentro da actualidade. Mas volta e meia ela pergunta: ai não se pode comer queijo? nem enchidos? e que estória é esta de não se poder mexer na carne crua? Mas isto das vitaminas é mesmo preciso? engordar só 12 kilos... mas como é que é possível?! E a cada pergunta morro um bocadinho por dentro! Então mas ela não sabia isto? Mas como raio é que eu apareço aqui com dois olhinhos, dois braçinhos, 3 perninhas e um nariz tão bonito? Não faz sentido! Foi só sorte ou os livros são desnecessários. Sorte não deve ser... a minha irmã saiu relativamente saudável também. Globalmente, as mães que tenho consultado estão um bocadinho por fora das fobias aconselhadas nos livros e isso exige alguma reflexão.
Tenho absoluta admiração e respeito pelos médicos. Sei que não falam (por sistema) do nada, e descansa-me terem conselhos para dar. É impossível que não se possa fazer nada para melhorar a saúde da mãe e do bebé. Por outro lado vejo que muita da ansiedade na gravidez vem precisamente dessa massa de informação extra que não se domina. Provavelmente, mesmo sem grandes conselhos e sofisticação, corre tudo bem. Melhor. Eu, por natureza, era incapaz de ficar simplesmente à espera. Não me revejo na máxima "Ignorance is a bliss". As preocupações a mais que tenho e que vou ter tomo-as como parte da experiência riquíssima que é planear e esperar uma criança. Talvez se torne mais fácil com o tempo. Mas também... quem é que quer fácil?!
E depois se a minha Mãe não sabia algumas coisas?! Sabia com certeza outras... Não falhe eu no que ela acertou...