2003-12-06

É triste II

Apanho de raspão um programa sobre a vida selvagem na SIC. Imediatamente me bate que tenho de vir adendar o meu último post. Os animais tomam conta das suas crias - regra geral sozinhos - algumas vezes em sociedade (macacos, leões e pouco mais). Não é por terem muito juizinho ou sentimentos que o fazem... é o instinto... é a lei máxima da natureza - uma aprendizagem enraizada na fauna, flora, e em qualquer bicheza microscópica que viva. Ninguém lhes pede para serem responsáveis. Eles não vão pedir ajuda a quem nunca conheceram. O que fazem, fazem sem se queixarem, sem se arrependerem e sem sentirem pena ou obrigação.
Os humanos também têm instinto. É a nossa intermitente capacidade de pensar que nos permite justificar muitas das nossas acções com a razão ou o sentimento. Até porque sabe bem masturbar o intelecto à procura de uma justificação. Pensar que não é nato, instintivo, incontornável... Faz-nos sentir melhor. Menos animais.
Somos inegavelmente animais - na fragilidade, nas reacções, nas necessidades.
Assim de repente não me sinto tão errado por querer proteger cegamente a minha famíla em prejuízo do complementar. Sabem... é o instinto!