2004-08-18

Inspiração

do Lat. inspiratione

s. f., acto ou efeito de inspirar ou de ser inspirado;

absorção do ar para os pulmões;
sugestão;
entusiasmo criador;
insuflação divina;
estro;
influxo.
(fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx)
Foi o que senti ao ler a Rita no seu excelente blog Mãe Galinha. E quando digo ler, é ler todinho, nesta linda terça feira que agora acaba. E que bem empregue foi o meu tempo...
A Rita conta os seus dias e dialogos com as três filhas, a Maria, a Inês e a Carmo. A Maria tem 6 anos, a Carmo tem 11 meses, a Inês é a do meio e deve ter 4 ou 5, não sei bem, mas pouco importa porque é a minha favorita (desculpa Rita... encataram-me os dialogos dela - as manas ficaram a um cabelo de distância ;) ).

Dizer que me inspirou é muito pouco. A Rita é uma super-mulher, como acredito que sejam uma grande parte das mães, mas a Rita tem um blog... e isso, por pouco que seja, permite conhecer um bocadinho de uma realidade que não é a minha. Não queria parecer lamechas, mas várias vezes me emocionei com a carga que os textos transportam, e mais que isso, a felicidade que deixam transparecer. E tudo porque é Mãe! Uma Mãe consciente e que está um bocadinho mais a frente... ela quer guardar um bocadinho de cada dia na infancia das filhas não só para si, como para as filhas, e para o resto do mundo, porque não? É um tesouro!

Não quero estragar a leitura de ninguem mas não resisto a deixar aqui um pequeno diálogo das pérolas que lá encontrei:

"Ternuras

A mãe tinha os olhos pintados e sem querer, esfregou-os:
-Ó Maria, tenho os olhos esborratados?
-Não. Tens os olhos lindos."


...enfim... que dizer... O meu bebé tem um mês e uma semana. Fomos hoje à pediatra fazer uma consulta de rotina. Está a ficar um matulão, saltou uma série de percentis durante este mês, e eu fiquei todo orgulhoso. Está tudo regular (não quero nenhum gordo) menos o perimetro cefálico que rebenta a escala! Vai ser esperto como o Pai! cof cof...
É um puto lindo de morrer... quando me aponta aqueles olhões e fica muito desconfiado a estudar-me não sei o que fazer. Invejo um bocadinho a Rita por já ter as filhas crescidinhas, criando a maior bagunça, falando, ouvindo, aprendendo, ensinando. Por outro lado tambem quero gozar estes momentos da vida do meu bebé, se bem que há que admitir que é um bocadinho monótono... há fome, há sono, há frio, há calor, há cólicas, há cocó... pouco mais. Tirando os olhares, os soninhos ao colo e os sorrisos raros não há assim muito que se possa recordar com saudades... daí a minha ansiedade também...

Costumo monta-lo no cavalinho (que é o meu braço) e andar pela casa a falar com ele (faço de pai e de filho - aproveito para provocar a minha mulher... resulta!) e a mostrar-lhe as divisões ou a falar-lhe da família. Tirando o peito da Mãe e os suplementos, é o que melhor resulta para o acalmar. Ele gosta de tudo o que o tire do berço... não gosta de dormir, dá-me ideia que o assusta o sono às vezes. Adormece sempre durante as mamadas, provavelmente porque nada lhe dá mais segurança que o calor, o cheiro e o som da Mãe. Tenho inveja... Quero que ele se sinta igualmente necessitado de mim mas percebo que ainda não é altura - e eu sou péssimo nas esperas... procuro logo algo com que me entreter, mas desta vez não posso... não consigo pô-lo de lado para esquecer a espera! Custa um bocadinho.

Mas não é desculpa para não vir postar mais vezes, até porque já tenho net de luxo via clix e-motion. Desde que a minha patroa me dê uns minutinhos por dia eu prometo vir contar o que se passa na casa dos Simões.

Quanto à Mãe Galinha... Obrigado!