2005-02-25

Ah isso... Eu votei contra!

Numa outra vida colaborei com uma empresa de consultoria. Essas empresas têm uma (ou mais)figura(s) chamada partner(s). Tive a felicidade/privilégio de contactar com um dos partners mais a fundo que de vez em quando partilhava algumas das suas (brilhantes) estórias. São tesouros que guardo... às vezes uso-os nas aulas para descansar a cabeça... mas divirjo. Quero contar uma dessas estórias. Contava o partner que tinha um amigo que era ministro, e com o qual tinha feito uma viagem de carro a velocidades muito acima do legal. O partner perguntou ao ministro: ouve lá... vais a esta velocidade quando voces acabaram de aprovar o agravamento das multas, num claro reforço da obrigação de respeitar os limites de velocidade... não achas um bocadinho contraditório? O ministro: "Ah isso... Eu votei contra"
A estória é deliciosa, e relembro-a sempre que sou forçado a pensar na democracia. O ministro não é claramente um democrata e eu tambem não... Para ser sincero não é qualquer maioria que me vincula, e eu sei que isto é uma atitude selvagem e mesmo incoerente (porque muito honestamente eu nem deveria ir votar), mas é assim mesmo que as coisas são.
Não estou nada satisfeito com os resultados destas eleições. Estive inclusive uns dias deprimido (mais pela demissão do Paulo Portas, mas enfim). Sou tipo para usar uma lógica puramente económica durante os próximos 4 anos. E a lógica é simples... quanto menos dinheiro lhes der para estragar melhor. Não faz sentido trabalhar mais, ou sequer o mesmo com um governo que se perfuma diariamente no disparate.
Ainda que assim não fosse, é irracional tentar criar riqueza com governos socialistas. É de esperar uma maior carga fiscal (por via directa ou por via de défices), e portanto, um castigo a quem produz. Em Portugal castiga-se o trabalho com IRS, castiga-se a iniciativa com o IRC, castiga-se a livre troca de bens e serviços com o IVA, ISP e afins, e isso tem custos económicos.
Maiores quando os governos se querem grandes e intervencionistas. Não contem comigo para esse peditório... eu votei contra.