2005-02-18

Caramba, como cresce!

O Superbebé mudou. Tem estado muito mais agitado. Nada de grave, mas nota-se bastante diferença. Não para quieto desde que aprendeu uma meia dúzia de truques novos. O mais recente, e fonte da sua mais evidente obsessão, é pôr-se de gatas. E fá-lo com alguma mestria já. Não se segura nem um minuto sentado. Vira-se e procura a novo posição. Depois balança-se. Por vezes consegue gatinhar para trás. Outras vezes lança-se para a frente. O mais comum é ficar a olhar à volta, ganhando perspectiva e chamando a atenção. Percebe-se a concentração que aplica no equilibrio, e a vontade que tem de fazer mais qualquer coisa, mas os membros não respondem. Derreto-me todo a ver a evolução. Às vezes tento ajudar mas percebo que não adianta. É um algoritomo tão complexo como resolver um integral.

Todos os dias lhe dou pelo menos dois biberões. Ontem enquanto lhe dava um por volta da meia noite (o biberão que ele toma a dormir) e enquanto o segurava nos meus braços percebi como estava crescido. Tive a nítida sensação de estar a pegar num homenzinho bem robusto, com um peso considerável e bastante autonomia. Tive de me empenhar para o abraçar completamente... atingiu uma volumetria impressionante. E mamava com um vigor notável. Morri de orgulho. A casa estava a dormir e foi um momento só meu mas ocorreu-me que nunca o iria esquecer.
A paternidade oferece verdadeiros momentos de revelação e prazer... acredito que sempre superiores aos momentos de desilusão e tristeza.

Esta nova etapa de crescimento despertou a necessidade de voltar a mergulhar nos livros de bebés que tenho cá em casa.