2003-12-31

Restos de uma noite mal dormida

A bem do rigor, não se pode falar de liberalismo ou do seu contrário sem falar de Sociedade, de Direito e de Estado. Não faz sentido falar de doutrina aplicada a um individuo só. Aliás, um individuo só é uma coisa semi-desconfortável. Está só porque assim se sente bem? Aristóteles dizia que era um Deus ou um bruto... Não me sinto com propriedade para falar de Deuses ou de brutos. Falemos antes de individuos incluidos numa sociedade. Onde fará sentido discutirem de que forma devem interagir, com que espécie de liberdade (ou falta dela), onde inevitavelmente em de nascer alguma ordem.
Um liberal não tem medo ou desrespeito pela ordem, bem pelo contrário! A ordem é uma coisa boa. A lei protege o Homem bom, que não invade a liberdade do vizinho. Favorece um relacionamento pacífico. Até aqui não consigo distinguir se estou a falar de Direito Natural ou Positivo. É com certeza natural, porque nasce de uma moral humana, nasce da aprendizagem e da evolução. Torna-se um costume que certos direitos estejam protegidos - mesmo que nunca sejam escritos. É positivo porque no desenho humano esse Direito é refinado, tentando prever mais situações, estatuindo solucões...
É bom que se protejam as liberdades de cada um! Permite-nos viver pacificamente e usufruir de uma vida em sociedade. Permite a interacção social, intelectual e sentimental. Permite a troca de mais valias. Permite o destilar o reconhecimento da nossa própria existência!
Formiga ou cigarra...
Com mais ou menos sentimento grupal. Sentindo mais ou menos dependência dos outros. Seguindo ou não um propósito superior - Devemos encontrar o nosso lugar... e a atitude que esse lugar nos exige. Parece-me justo que cada um escolha o seu lugar e o possa mudar as vezes que quizer. Parece-me justo que uma consciencia deve ser livre de perseguir os seus objectivos individuais. Tambem me parece que esses objectivos podem beneficiar o grupo em circunstâncias muito específicas - Num espaço e tempo onde o interesse pessoal se intercepta com o interesse publico! Esse espaço existe e devolve um benefício tangível.
Era isto que não me estava a deixar dormir... a minha formiga liberal parecia demasiado isolada. Afinal não estava e precisava ver isto escrito.