2005-11-18

Economics 101

Uma vez uma economista explicou-me que haviam 3 tendências económicas - a clássica (ou neo-clássica, ou liberal), a keynesiana e o socialismo (ou marxismo, ou comunismo).
Eu por princípio não aceito que uma ciência se reja por tendências. Mesmo uma ciência para-social como a economia pretende ser - a ciência da escolha...da gestão da escassez...da conjugação das preferências...dos comportamentos agregados.
Existem com certeza diferentes dogmas que tentam usar a economia para se sustentarem, mas perdoem-me a simplicidade - as coisas são como são.
Foi isso mesmo que pude confirmar ontem à noite no "Noites à Direita", que contou com as excelsas presenças dos Professores António Borges e Daniel Bessa.
Só aparentemente se pode falar de esquerda e direita quando dois economistas de diferentes sensibilidade se propõem falar honestamente dos problemas da nossa economia. Naturalmente que convergiram. Sem pudores.
Os oradores fizeram uma revisão de um curriculo de economia elementar.
Nada de novo portanto. Mas é um privilegio poder ouvir pessoas tão esclarecidas a tocar o meu tambor. Digo isto com toda a humildade... assim pudesse eu tocar...