2003-12-18

Ferrari

Vamos a um bocadinho de publicidade. Aliás... este post é (também) sobre publicidade.
Ontem, quando fui comprar as ditas calças na Pré-Natal do Colombo (a Pré-Natal vai merecer um post próprio) esbarrei-me com um lindo Ferrari! Tenho uma certa simpatia por mecânica, carros rápidos, velocidade e altares ao capitalismo. O Ferrari berrava por mim. Abrandei um bocadinho o passo para o mirar. Bem bonito. Agradeço a liberdade de poder gozar com a liberdade e empreendedorismo dos outros. Também com o seu trabalho, criatividade e vontade de satizfazer as necessidades/desejos dos outros. Mas disperso-me.
O Ferrari 360 Modena F1 estava ali como estímulo a que os transeuntes fizessem uma assinatura na Netcabo. Será sorteado entre os actuais assinantes e os que entretanto contratarem o serviço. O prémio tem o valor de € 263.848,13. Cerca de 53 000 contos.
Imagino que eles queiram reforçar a sua posição no mercado aproveitando o Natal, com mais 10/15 000 assinantes ( cheguei a este número abrindo ao calhas uma página do dicionário, multipliquei por 3, tirei a respectiva raiz cúbica, e multipliquei o resultado por 1000. Nada de novo, a TvCabo fez o mesmo).
Ora, um assinante Netcabo pagará entre 25 e 35 euros por mês - como a grande maioria dos já assinantes paga o valor máximo vamos usar uma média pesada de cerca de 30 euros por mês para o universo dos novos assinantes. E portanto vamos projectar a receita para o primeiro ano de 12500 * 30 * 12= € 4.500.000.
Os custos de captação destes novos clientes será considerável, ao nível dos subsídios de equipamento, ao nível da publicidade e o preço do carro e respectivos impostos de concurso. Os modems na realidade são quase pagos pelo cliente. O que a netcabo paga é facilmente aceite como custo afundado e como custo de fidelização. Saiem já destas minhas contas. A publicidade andará perto dos € 250 000... vou somar outros €250 000 para as operações e imponderáveis (meus claro... eles terão isso bem orçamentado) e estimo um custo de aproximadamente € 750 000. Um lucro muito agradável portanto.
É claro que existe todo um conjunto de de amortizações de implementação a fazer, uma estrutura grande para alimentar, os custos variáveis com relevancia, mas nada disso tira o mérito à campanha.
Só me perturba o efeito de auto-canibalização a que o grupo PT se sujeita com a perda de novos contratos de ADSL do Sapo e respectiva rentabilização das linhas telefonicas que comprou muito recentemente. Ainda mais porque as comunicações fixas estão em declínio com a ascenção do telemóvel.
São opões... muito marketing e estratégia inspirada I'm sure.
Lamento não darem igual relevância às operações, nomeadamente o apoio ao cliente. São lentos, têm métodos desadequados e não valorizam a eficiencia.
Mas isso... quem vai atrás do Ferrari não sabe...