2003-12-18

Trabalhadores

Mas afinal, o que é isso dos "Trabalhadores"? Tanto ouvimos falar via CGTP, UDP, BE, PCP nos oprimidos e explorados trabalhadores que já era altura de uma definição. Eu tenho ideia que eles quando falam em trabalhadores estãoa imaginar um metalúrgico de fato-macaco azul, operando um sofisticado martelo equilibrando um cigarrinho nas beiças.
Meus Senhores, isso não é o trabalhador. Isso é um trabalhador. Bem sei que na vossa definição também cabem as costureiras, os agricultores e os pedreiros que não sejam donos de nada mas mais uma vez... essa massa não define "trabalhadores". Nunca me pareceu que incluissem na vossa definição um Engenheiro, um Economista ou um Consultor. Arquitectos, Médicos e Professores também não. Advogados, Atletas e Artistas idem. Deus nos livre de pensar em Empresários, esse então são o diabo!
Até certo ponto agradeço a descriminação. Realmente não gostava de me misturar em ideiais com os «vossos» "trabalhadores". No entanto todos trabalham. Nem todos se queixam é verdade. Não se anda por aí a berrar aos 4 ventos que se ganha pouco, que se trabalha muito, que não há segurança, ou que ninguem se preocupa. É uma questão de atitude... Ou se faz falta, ou não se faz falta. Um trabalhador produtivo fará falta em qualquer lado e a todo o momento. Esse trabalhador será reconhecido e prejuízo dos não produtivos, e será bem pago. Esse trabalhador não se vai queixar ao sindicato... aliás... ele não quer nada com sindicatos pelo vómito espontâneo que lhe provoca a maralha que tem peninha de si própria. O trabalhador prdutivo tem muitas vezes mais que um emprego mesmo que haja crise. É próspero, e não quer um Estado interventor. Sabe que se um empresário for obrigado a manter o seu emprego e tiver um custo alto na sua saída, o seu salário será menor, haverá menos emprego e menos regalias. Deus está no mercado, nunca no estado. O homem nunca conseguirá desenhar um sistema mais perfeito que a natureza. E a natureza está nas pessoas não está nas leis.
Por isso é que eu comemoro o dia do trabalhador a trabalhar.