2004-01-26

Dramático

Morreu Miklos Fehér. Sinto tristeza quando recordo as imagens da sua queda. Não haverá atleta que não se sinta tocado com uma imagem daquelas.
Aqui há uns tempos escrevi um bocadinho sobre a dor e como ultrapassá-la. Isso relaciona-se directamente com a minha tristeza neste momento. Um jovem saudável, que treina diariamente, escolhido pela sua capacidade de esforço e habilidade física, habituado a dar o seu máximo e a pensar que se calhar para a próxima ainda pode dar mais um bocadinho... de repente - Morre! E morre precisamente com uma disfunção de um dos seus orgãos mais requisitados e treinados. Afinal não era invencível. Afinal tambem o seu corpo pode falhar. Apesar de todos os cuidados...
Qualquer atleta dedicado recordará rapidamente as dezenas de vezes que estava a dar tanto tanto que pensou não ia aguentar. Medito sobre essa capacidade de resistir à dor face ao perigo de ultrapassar o limite.
Mas pior que tudo isso é uma vida jovem, com tudo para viver, com tudo para gozar... terminada. Uma vida de alguem com vontade de viver. E é nestes momentos que me revolto com a natureza... tanta gente sem vontade de viver, que gasta os seus dias precisamente a degradar-se, e quem morre é o nosso amigo mais alegre, o pai de 3 crianças novinhas ou a rapariga que vinha de casa dos avós. É algo que me ultrapassa.