2004-01-21

Estado da Nação

Ficar à espera de "The Practice" tem as suas vantagens... sempre se lê um livrinho ou prepara uma aula.
E depois de ver a série o zapping reserva-nos sempre algumas surpresas. Ontem foi o discurso de Bush ao congresso. Gostei muito. É bom saber que alguem no mundo sabe o que anda a fazer. Com erros, claro, mas bem melhor que os estados europeus que "andamos" a tentar alcançar.
Não é das políticas que quero falar - agradou-me muito mais reparar como a ala Democrata não se envergonhava de aplaudir, mesmo de pé, muitos dos projectos anunciados pelo radical Republicado no governo. Algo impensável no nosso polido parlamento.
É verdade que logo a seguir ao discurso aparecem dois destacados Democratas expondo as suas ideias e explicando o seu ideal de governação, mas acho notável a capacidade de aplaudir o que acham bem feito.
Acho que prestigia a política e o esforço de cada um.
Bem sei que em Portugal os políticos são o refugo das faculdades e dos sindicatos... aqueles que não eram assim tão bons para fazer coisas grandes - ou excepcionalmente pessoas de valor que por obstinação tentam mudar as coisas por via da política. Respeito uns e outros e agradeco-lhes o esforço. Lamento que a política seja uma carreira (quando é) e que não se consigam atrair os melhores para os cargos onde há realmente poder para se fazer mudança. Imagino muitas vezes como seria o país governado por um empresário brilhante e competente - um que não se importasse de desenhar uma estratégia e a implementar, mesmo que provocando alguma dor temporária.
Só mesmo na minha imaginação é que isto pode acontecer. A democracia é muitas vezes incompetente para defender os interesses de todos, precisamente porque a ignorancia e o laxismo valem tanto como o conhecimento e a ambição.
Entretanto vou-me descansando a ver Democratas a aplaudir de pé o Presidente Bush. Quem sabe um dia não vou para os Estados Unidos e apanho socialistas a paludir sociais-democratas na RTPinternacional. But then again... maybe not!