2004-02-27

Ausência e trabalho

Não tenho desculpa. A razão principal foi a preguiça. Mas também há a escritura da casa, as obras, as decorações, o trabalho.

Trabalho... aí está um assunto por falar. Não gosto obviamente de trabalhar. Há demasiadas alternativas muito melhores. Trabalho porque tenho de trabalhar e só o farei até ser necessário. Desse dia em diante serei um porco capitalista sem o mais leve remorso. Seja como for... daqui até lá é mais que certo que terei de o fazer. Evidentemente escolho fazer o mínimo que me assegure o maior retorno. Devo ter um certo jeito... consigo bons rácios input/output, trabalho as horas que me dão jeito e faço a coisa mais gira que me vem à cabeça - ensino aos outros o que já aprendi. É um exercício como outro qualquer. A mim dá-me jeito pelas externalidades - a repetição consolida alguns conhecimentos, a resposta às diversas questões obriga a relacionar as matérias e a desenvolver a capacidade de as explicar. Isso ajuda-me a alcançar (aqui e ali) o conhecimento do tipo III. Passo a explicar: tipo I- Eu percebo determinada situação. Tipo II- Eu percebo e consigo explicar. Tipo III- Eu percebo, consigo explicar e consigo fazer perceber. O conhecimento de tipo III no assunto A puxa o conhecimento de tipo III dos assuntos An complementares e respectivas fronteiras. A mim interessa-me o conhecimento e daí o meu gosto.
De resto faço-o porque paga o meu consumo e a minha poupança. A minha ambição não me permite trocar o trabalho que faço por lazer ou estudo. No entanto, o objectivo é assegurar o consumo e a poupança, nunca é o trabalho em si. Sentir-me-ia um imbecil se assim não fosse.

Tendo pensado um bocado nisso ocorreu-me que não há salário no mundo que me pague todo o consumo e poupança que necessito (isto liga com o próximo post "Pátria"). Preciso por isso de me "orientar" por conta própria... ter um negócio, um investimento, uma renda... Mesmo com a minha actividade (agradavelmente bem paga), e mesmo que trabalhe muitas horas, não consigo gerar o dinheiro suficiente para construir o negócio, o investimento ou a renda. Não consigo _aqui_... vou por isso, para fora! Não tenho bem definido para onde vou mas gostava que fosse ou os Estados Unidos ou o Canadá. Porquê? O mercado é fabuloso em dimensão e especificidades. As sociedades são evoluidas. A cultura agrada-me por demais. (Além disso, ganha-se dinheiro à parva!).
Num mercado desses facilmente geraria o dinheiro certo para poder deixar de trabalhar ainda fresco e poder gozar a curta vida que é permitida a um humano.

Agrada-me esta perspectiva... Força miúdo! Trabalhas agora, para poderes ir embora, onde trabalharás para poderes deixar de trabalhar. O tempo é curto e a paciência também infelizmente...