2004-02-05

Israel

Este post está atrasado uns dias. Quando inicialmente o quis escrever estava cheio de raiva por ter acabado de ver o seginte video. Continuo cheio de raiva mas vou-me conter.
As imagens são chocantes. Mostram a destruição de um atentado minutos depois da explosão. Registam a morte de mais uma dezena de inocentes que estavam a fazer a sua vida normal, sem chatear ninguem. Há uma imagem com um livro de geometria aberto que nos leva numa viagem tntando entender como é que um jovem, preocupado com os seus estudos, tentando construir o seu futuro é de repente assassinado e a sua morte é festejada como uma vitória militar.
Roubei o link do Homem-a-dias, da mesma forma que roubei este outro link.
Não gosto de violencia gratuita mas acho que a resposta a uma agressão destas (onde o alvo são inocentes) devia ser tão arrasadora para os autores como a provocação foi para os agredidos. Devia ser uma resposta que ferisse a sua moral, que lhes tocasse tão fundo como toca a um ocidental ver um livro de geometria chamuscado no meio da rua a seguir a um atendado. Não vejo paz possivel enquanto não houver guerra a sério. Depois... cada um vai para seu canto e o primeiro a transgredir assume as consequencias. Algo me diz que o primeiro a transgredir será sempre o terrorista que não aceita a diferença do outro e que impõe a sua disciplina atacando civis... e nesse caso, responda-se em voz alta que aquilo não se admite!
E se pareço radical por favor sigam de novo este video.