2006-06-28

É bébé!

O meu filho faz 2 anos para o mês que vêm. Está em plena fase do "Não". Neste idade, a resposta é "Não" por defeito. Já se esperava. Lemos abundantemente sobre o assunto. Mas ele tem uma particularidade muito interessante - quando nega, não é obrigatoriamente com "não" (que é o mais comum).

Dá-me o comando.
"Não"

Vá lá filho, isso não é brinquedo!
"É binquêedo!" (ele arrasta as ultimas sílabas quando quer dar ênfase - é muito engraçado... as palavras saiem com uma musiquinha alentejana)

Bom, agora já acordaste, dá a chucha ao pai.
"Não qué!"

Dá lá filho, já não és nenhum bebé!
"É bebéee!

Não é bebé!
"É bebéee!"

e podemos estar nisto um bom bocado que ele não se cansa (eu às vezes sou mais criança que ele, tenho de admitir...).


Outra particularidade comum na aquisição da fala é a dificuldade na conjugação do verbos e da aplicação dos sujeitos. Ele imita o que ouve, naturalmente.

Olha um cubinho de melão, queres?
"Quéis?" (Quero)

E eu tenho tentado corrigi-lo mas estou com alguma dificuladade em programar por cima da programação da mãe:

Não digas "queres". Diz-se "quero".
"Quéio"
Boa!

Passado um segundo, vê outro cubinho de melão e diz:

"Quéis?"
Não filho... como é que se diz?
"Faxavô!"

...muito engraçado...

1 Comments:

At 12:56 da tarde, Blogger Rui said...

jah sabe falar melhor que muitos amigos meus..

 

Enviar um comentário

<< Home