2004-03-23

Barata

Se cortarmos a cabeça a uma barata, esta viverá em média pelo menos mais 9 dias. Até ao nono dia aparentemente faz a sua vida normal, estrebuchando mais aqui e ali por não ter alimento.
Assim seja com o Hamas depois da morte de Ahmed Yassin. Decapitou-se a barata. Esta barata é lixada de matar. Dá-me ideia que tem outras cabeças, mas se nos dispusermos a cortar cada uma delas será uma questão de tempo até que o corpo socumba. Esse é o caminho para a "paz". Devolve-se a agressão com uma força esmagadora. Disciplina-se. Educa-se. Não o fazer envia todo um conjunto de sinais errados. Ninguem está para conversas. Há alturas em que não há diálogo possível. A barata pode tornar-se numa praga incómoda...

2004-03-09

Update

Era este um blog para louvar as minhas experiencias de futuro pai... tenho falhado pornograficamente!
Bom... na semana passada deu-se a consulta das 24 semanas com a respectiva ecografia. O bebé está agora um matulão, cheio de genica e vê-se tão bem que quase apetece tê-lo já cá fora. Mas ainda é cedo... Ainda assim é comovente e a ansiedade é grande acompanhada pela vontade de querer fazer qualquer coisa para facilitar, ajudar, aperfeicoar um processo que nos ultrapassa.
Ouvimos o mais importante: "Parece tudo muito bem. O vosso bebé é perfeitinho. Está impecável!"
Que dizer... fiquei cheio de qualquer coisa boa... é melhor que uma vitória do Benfica, que um crédito na conta bancária, que uma tarde de verão ou que a ultima página de um livro. É melhor que o melhor filme ou que o pensamento mais bonito, e no entanto... caiu do céu! Esta saúde não se compra em lado nenhum nem a podemos procurar debaixo de uma pedra... ou se tem, ou não se tem... e não tem sido pouco o tempo que tenho passado a pensar nisso. Sem resultados que merecam ser partilhados. Para atalhar, sinto-me agradecido e farei por merecer.
Não sei se já falei nisto mas nós decidimos esperar pelo nascimento para saber o sexo do bebé. Isso tem gerado muita preplexidade tanto na família como nos amigos. Foi uma decisão fácil e não tem estado a correr mal. Habituei-me a gostar da ideia e não me causa nenhum transtorno esperar mais uns meses para saber o que já é verdade há uns meses. Acredito que a experiencia do parto será de uma riqueza estratorférica e não saber o sexo permite não antecipar nenhuma frase ou pensamento. Não se perde expontaneidade nem beleza natural. Não custa nada esperar.

Entretanto estou a ler "O grande livro da criança" do Brazelton. Excelente livro... que diferença estudar pedagogia e tomar conhecimento de uma experiencia continuada e não saber! Estou a aprender imenso e dedicarei um post a este assunto, fica no entanto o conselho: Quem tenha interesse e responsabilidade na educação de uma criança devia aplicar-se num estudo da teoria e na reunião de conhecimento empírico continuado. Já aconselhei alguns pais recentes a ler o livro (e outros) e as respostas são sempre as mesmas: "Ah, isso não vale de nada. Quando tiveres é que tu vais ver. A experiencia é que nos ensina. Cada caso é um caso..." Tenho pena. Não sabem o que estão a perder.